O QUE FAZER

Venha explorar

O que fazer perto do Currais Mini Hostel & Suites

CAMINHO SANTIAGO/FÁTIMA 

[1 min / 0.3 Km]

O Caminho de Santiago representa para Albergaria-a-Velha um património imaterial marcante, uma memória e uma identidade. Albergaria-a-Velha foi desde sempre um ponto estratégico, ligada aos caminhos, terra de passagem onde terá nascido a primeira albergaria do País, fundada pela Rainha D. Teresa, mãe de Afonso Henriques, para peregrinos e viajantes. 


Atualmente, esta presença religiosa/espiritual é marcada por milhares de peregrinos, tanto nacionais como estrangeiros.

GRANDE ROTA RIA AVEIRO 

[1 min / 0.4 Km]

A Grande Rota da Ria de Aveiro, abrange 11 conselhos e define-se como sendo um percurso de longa rota, com quase 600km de extensão total, que se divide em três percursos independentes.


Através da diversidade de ambientes presentes em todo o território, cada itinerário tem as suas próprias caraterísticas, as suas próprias valências e o seu selo próprio que o distingue dos outros. Estando todos ligados entre si, facultam a realização de atividades paralelas de pedestrianismo, cicloturismo ou náutica.   


A relevância dos seus valores naturais permitiu a atribuição de várias classificações nacionais e internacionais que visam a salvaguarda da sua conservação.


Unindo o mar à terra, com a sua diversidade de habitats - alguns destes têm aqui a sua maior expressão a nível nacional - a Grande Rota da Ria de Aveiro é uma oportunidade de conhecer um espaço territorial rico: propondo pontos de interesse relevante o que diz respeito à preservação da Natureza.

PASSADIÇOS PORTO RIBA

[6 min / 3.2 Km]

Um espaço de natureza, com uma beleza ímpar.

ROTA DOS MOINHOS 

[4 min / 3.7 Km]

Os Moinhos de água predominam em Albergaria-a-Velha (o concelho com maior número de moinhos de água inventariados da Europa) e constituem um dos elementos importantes da paisagem rural das linhas de água que percorrem todo o concelho. São elementos com elevado valor patrimonial que deliciam a vista às gentes das suas terras e a todos os visitantes que se atrevem a visitá-los.


Albergaria-a-Velha é uma terra de tradições feita de água, pão e moinhos. Pretende-se, com a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, reavivar esta identidade através de um produto turístico e cultural que alia a preservação e valorização deste património nas suas vertentes material e imaterial.


A Rota dos Moinhos é uma oferta para residentes e visitantes que permite assim que estes possam conhecer melhor este concelho, as suas gentes e a sua história.

BIORIA 

[10 min / 7.8 Km]

Fruto da privilegiada localização geográfica é reconhecida pela sua riqueza e biodiversidade, com uma rede de percursos pedestres e cicláveis em contacto direto com a natureza.


Constitui um mosaico de habitats diversificados que lhe confere uma elevada beleza paisagística, oferecendo aos visitantes um retiro á vida stressante do quotidiano.

TRILHO DOS 3 RIOS 

[12 min / 8.4Km]

O som da água a correr é uma presença constante na freguesia de Ribeira de Fráguas.

O Rio Caima, que nasce na Serra da Freita e percorre 50 km até desaguar na margem direita do Vouga, bem como os vários afluentes, rompem caminho pelos terrenos irregulares desta zona mais serrana.

Aproveitada nos açudes e levadas para a rega dos campos, a água também era a força motriz que mantinha os moinhos a funcionar, sendo também usada para lavar o minério das antigas Minas de Telhadela.

 

Aqui, a água é sempre a companheira que nos guia.

TRILHO DAS CEGONHAS 

[14 min / 12.1 Km]

Este percurso tem início no Parque do Areal, na freguesia de Angeja, atravessa o centro desta Vila e entra de seguida em pleno Baixo Vouga Lagunar.

Aqui, os terrenos são circundados por esteios em que se encontram a água doce e salgada, caraterizando assim uma paisagem única, onde podemos observar diversos tipos de flora e fauna, onde a espécie mais predominante é a cegonha. Podemos também apreciar a paisagem "Bocage" que se carateriza por um mosaico de campos agrícolas em retalhos delimitados por sebes vivas e por valas de água criadas pelo homem, permitindo escoar a água em excesso no inverno e no verão reter a água.


Nos campos de caraterísticas minifundiárias, pasta o gado bovino autóctone da região, a raça denominada marinhoa (que pela sua força foi utilizado na lavoura e nas lides da arte xávega).



O percurso tem 23km de extensão, em forma de dupla raquete, podendo dividir-se em duas partes: na primeira parte do percurso podemos observar o mosaico rural composto pelo "Bocage", arrozais e pastagens onde as cegonhas nidificam; e na segunda parte do percurso podemos observar os sistemas húmidos dos quais fazem parte os sapais, os caniçais e os juncais, onde as diversas espécies de aves existentes nesta zona do Baixo Vouga Lagunar se alimentam.

TRILHO DO LINHO 

[15 min / 11.6Km]

Partindo da antiga escola de Vilarinho de S. Roque, inaugurada em 1963, este trilho leva-nos a cruzar caminhos e carreiros outrora usados pelos habitantes da aldeia para chegarem às zonas de lavoura, onde era comum cultivar o linho, uma planta que foi de grande importância para a economia familiar até meados do século XX.



Ao deambularmos pelos campos, os açudes são uma presença constante, pois o sucesso das colheitas dependia da sua manutenção, e os Moinhos do Regatinho apresentam-se como um genuíno cartão postal da aldeia.

ALDEIA DE PORTUGAL 

[15 min / 11.6 Km]

Vilarinho São Roque é classificada como Aldeia de Portugal.



É uma aldeia serrana, situada a norte do Concelho de Albergaria-a-Velha e devido ao seu posicionamento geográfico frui de características ímpares. Aqui parece que o tempo “parou”! 


As suas gentes e os seus costumes mantêm presentes as histórias antigas!

TRILHO DA PATEIRA DE FROSSOS 

[15 min / 12.5 Km]

O percurso inicia-se junto do Pelourinho de Frossos na povoação de (Frossos), antiga sede Julgado e de Concelho. Este percurso pedestre permite uma visita à Pateira de Frossos, zona palustre de antigos arrozais que constitui um complexo mosaico agrícola, apresentando uma fauna e flora extremamente diversificada e que se reflete no elevado número de espécies de aves e pequenos mamíferos que utilizam sobretudo as sebes.


Percurso muito fácil sem grandes desníveis de altitude, que saindo da povoação, segue até ao parque Boca do Carreiro.
Aqui o percurso pedestre segue até Angeja.



Existe a possibilidade de ir até ao Parque do Areal, o regresso faz-se pelo mesmo caminho. Retomando o percurso no ponto anterior, o percurso pedestre segue por trilhos e caminhos agrícolas nas margens do Rio Vouga, deixando o rio para trás e continuando em caminhos agrícolas chega-se ao Parque Boca do Carreiro. O final até a povoação é o mesmo que o inicial.

AVEIRO 

[19 min / 24.3 Km]

Conhecida como Veneza de Portugal é uma das cidades mais bonitas da Europa!


Mergulhe num passeio de barco Moliceiro e aproveite para conhecer a cidade através dos canais que, ao pôr-do-sol, passam de cor prata a cor de ouro com o reflexo dos raios solares.

A ria de Aveiro oferece várias vertentes para apreciar e divertir-se!

As salinas de Aveiro e a estação de comboios são ícones a não perder!

ÁGUEDA 

[23 min / 21.5Km]

Um concelho, múltiplas paisagens…



Com um variado cartaz de eventos culturais, Águeda convida a uma visita, também pela beleza e imponência da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa Natural da Península Ibérica, pelos percursos pedestres implementados, que levam o visitante aos principais pontos de interesse do concelho.

PRAIA BARRA 

[27 min / 33.9 Km]

Situada junto ao pontão que marca a entrada do Porto de Aveiro e onde desagua a Ria, a Praia da Barra possui um extenso areal e oferece boas condições para a prática de diversos desportos como o surf, bodyboard, kitesurf, vela e pesca desportiva. Muito procurada pelos banhistas, esta é uma zona bastante agitada durante o verão, com a animação a prolongar-se noite dentro, nos muitos bares e festas.


Junto à praia destaca-se o imponente Farol de Aveiro, construído há mais de um século e que com 62 metros de altura é o mais alto de Portugal.

SEVER VOUGA 

[29 min / 19.2 Km]

Em busca do descanso... e dos encantos naturais!



Descobrir Sever do Vouga é percorrer paisagens e tempos deixados nos lugares certos, pela natureza e pelas suas gentes que, através da sabedoria popular e erudita, demarcaram esta região do Médio Vouga.


A não perder uma visita á Cascata da Cabreia e á praia fluvial da Quinta do Barco.

PRAIA COSTA NOVA 

[30 min /35.2 Km]

A imagem mais pitoresca da Costa Nova é a da sua marginal onde se alinham os palheiros de madeira, pintados de riscas de cores fortes alternadas com o branco.

Construídos pelos pescadores para abrigo ou armazenagem de apetrechos de pesca, estes palheiros, restaurados, são hoje em dia agradáveis casas de férias.


Banhada por um mar agitado, muito apreciado pelos surfistas, a Praia da Costa Nova do Prado possui um vasto areal que se prolonga para sul em direção à Praia da Vagueira, onde os apreciadores de caminhadas se podem exercitar.

Do outro lado da estrada, a Ria de Aveiro com as suas águas tranquilas, ótimas para a prática de vela e windsurf, proporciona uma paisagem completamente diferente.

PRAIA TORREIRA 

[32 min / 26.6 Km]

Rodeada por dunas, a Praia da Torreira situa-se no cordão litoral que separa a Ria de Aveiro do mar, localização que permite aos veraneantes, sem grandes deslocações, optar pelo mar bravo, bom para o surf, ou pelas águas tranquilas da Ria, ideais para a vela ou windsurf.


Inserida num enorme areal que se estende por cerca de 25 km sem interrupção desde São Jacinto, a sul, e o Furadouro, a norte, a Praia da Torreira conserva ainda a tradição da pesca artesanal, num vai e vem de barcos coloridos.

Esta atividade, embora já não tenha a expressão de outros tempos, está na origem das saborosas especialidades gastronómicas em que a enguia de escabeche ou em caldeirada é o prato mais característico.


Share by: